Dicas de Pokémon

Primeiro Tutorial - EV's

Treinando EV's.

Não adianta você possuir inumeros pokémons de leveis 100 quando nunca foram treinados...

Cada pokémon que você derrota dá além da experiência regular, uma espécie de experiência "secreta", esta é chamada de "EV"s (Efforth Values), cada pokémon pode possuir até 510 EV's, sendo que cada stats podem usar até 255 do mesmo, ou seja, metade de todos os EV's, sendo que a cada 4 pontos o status treinado vai aumentar em1, por exemplo, uma magikarp dá 1 EV de velocidade, quando você matar 4 magikarps, seus pokémon vai ter 1 ponto a mais de velocidade...

Mas, você aí deve estar se perguntando, CARALHO, eu vou ter que enfrentar 252 machops pra evoluir ao máximo o ataque do meu pokémon?


Claro que não! Existem várias formas de deixar este processo mais rápido:

Macho Brace :
O Item Macho Brace DOBRA os stats recebidos, logo, se você tinha que enfrentar 252 Wurmples para maximizar seu HP, agora você só terá de enfrentar 126...

Pokevírus:
Algumas vezes seu pokémon pode ficar infectado com o Pokérus (Pokevírus), isso faz com que durante algumas horas seu pokémon ganhe o dobro de stats.
Vamos usar um Abra como exemplo:

Enfrentado apenas Abra's seu pokémon deveria enfrentar 252 para maximizar o status Sp. Atk.
Com o Macho Brace seriam 126.
Com o Macho Brace + Pokérus seriam apenas 63, olha só como o processo ficou muito mais rápido!

Power Items:
Além do Macho Brace, há alguns itens ainda melhores para se evoluir EV's, são os "Ev-Enhancing Itens" que podem ser comprados na Battle Frontier / Tower por 16 BP's, cada um deles evolue +4 pontos de um determinado status por batalha, por exemplo:

Power Bracer (4Atk) + Machop (1 Atk) = 5 Atk Ev, 50 batalhas você maximiza um status.
Power Bracer (4Atk) + Machop (1 Atk) * Pokérus = 10 Atk EV, logo com apenas 25~26 batalhas você já tem um status maximizado!
Power Weight


Power Bracer


Power Belt


Power Lens


Power Band


Power Ankhlet


Ah, mas eu queria aumentar o ataque do meu dragonite, mas agora eu já treinei ele, como faço? ):

Berries: Pomeg, Kelpsy, Qualot, Hondew, Grepa, e Tamato diminuem em 10 pontos um determinado EV, permitindo que você os redistribua melhor!

Pomeg - Diminui 10 HP
Kelpsy - Diminui 10 Atk.
Qualot - Diminui 10 Def.
Hondew - Diminui 10 Sp. Atk.
Grepa - Diminui 10 Spd. Def.
Tamato - Diminui 10 Speed.

Valeu gente, é isso, ah, só lembrando, uma vez que você treina seu poké até lvl 100 é impossível redistribuir seus status, então, num vale a pena usar cheats, já que seu pokémon ficará muuuuito mais fraco.

p.s.: Não dá pra "ver" quanto você tem de EV sem usar cheat, então é bom você anotar quanto já treinou para não perder pontos a toa! xD

Segundo Tutorial - Ataques Combinados


STAB (Same type attack bonus)- STAB é o aumento de poder que um golpe sofre ao ser usado por um pokémon do mesmo tipo dele. O dano base é multiplicado por 1.5.
Exemplo: Fire Blast no Charizard. Como Charizard é de fogo e Fire Blast também, o poder base do Fire Blast, 120, é multiplicado por 1.5. Portanto, o poder passa a ser 180 (120 x 1.5 = 180)

Minty Rest - Esse é um combo muito comum, onde se utiliza uma mint berry num pokémon com rest, assim ele pode se curar uma vez sem precisar ficar dormindo por dois turnos.

Hazer - Pokémon que tem golpe Haze. Este golpe serve para eliminar mudanças de status dos pokémon, como Swords dance, agility, curse, belly drum, etc. Muito útil contra times de baton passers

Pseudo-Hazer - Pokémon que tenha Roar ou Whirlwind, golpes que forçam o oponente a trocar de poke, e assim a perder seus swords dances, agilitys, etc. Basicamente, um substituto para hazers.

Baton Passer- Pokémon com o golpe baton pass. Este ataque permite que você passe seus bônus ou alterações de status para outro poké do time.

Pseudo-passer - Pokémon que tenha golpes como Reflect, Light Screen ou safeguard. Estes não precisam de baton pass para serem passados para outro poke, POREM seu efeito passa após 5 turnos

Sweeper - Traduzindo ao pé da letra, "varredor". Um sweeper é um pokémon voltado para pancadaria, visando causar o Maximo de dano no time do oponente. Os sweepers geralmente recebem baton pass de Swords dance e agility.

Psych upper- Pokémon que tenha o golpe Psych up, que serve para copiar alterações de status do oponente (como agility, amnesia, swords dance)

Encore - Golpe que força o oponente a repetir o ultimo golpe por 5 turnos. Útil para atrasar o jogo do oponente e ganhar tempo para fazer jogadas mais elaboradas

Parafusion - É o combo de paralizar e confundir o oponente, deixando-o com 25% de chance de atacar (50% ele dá hurt itself, 25% fully paralyzed).