Sobre as Regiões

Sinnoh

As informações contidas aqui são baseadas principalmente nos Mitos de Sinnoh encontradas em Pokémon Diamond & Pearl. Esta história pode ser encontrada na Canalave Library e ser também contada pelas várias plates encontradas no jogo. Os pokémons lendários da quarta geração possuem características mais divinas.
Arceus começa a existir. Segundo o livro, no jogo, The Original Story (a história original), Arceus nasceu de um ovo em um vórtex de puro caos. Após seu nascimento, ele criou dois seres, o tempo (Dialga) e o espaço (Palkia), provenientes dele mesmo, criando o Universo, e depois mais três seres pokémon (Azelf, Uxie e Mesprit), o trio de pokémons psíquicos de lago. As lendas dizem que esse trio místico nasceu do mesmo ovo. Enquanto Arceus cai em sono profundo, a matéria é criada pelos pokémons que ele criou. Dialga controla o tempo e Palkia o espaço.
Azelf, Uxie, e Mesprit; que respectivamente representam os poderes de Deus (judeu), onipotência, onisciência e onipresença; criaram o espírito. Uxie é referido como "The Being of Knowledge", pois dizem que a sabedoria que enriquece a vida humana foi trazida com seu nascimento. Mesprit é referido como "The Being of Emotion", pois ensonou aos humanos a sentirem emoções, como exemplo, a dor da tristeza e o valor da alegria. Azelf é referido como "The Being of Willpower", pois pode pode fazer as pessoas desistirem de uma atividade ou fazê-las tentarem essa atividade repetidamente. Dizem que foi Azelf que deu a força aos humanos e que ele mantém o equilíbrio do mundo.
Acredita-se que Giratina foi criada também por Arceus e que esse pokémon vive num mundo reverso ao nosso, na borda das dimensões, onde pokémons mortos habitam. Aparece em velhos cemitérios, com o papel de levar as almas para o mundo em que vive. Após sua criação, ela desaparece em uma dimensão alternativa.
De Arceus veio Mew, o qual seria seu ajudante na criação do universo e dos pokémons, de Dialga veio Celebi, o viajante do tempo e de Palkia veio Jirachi, a estrela dos desejos.

Hoenn

No início, tudo era muito estranho e, de repente, surgiram Groudon, Kyogre e Rayquaza. Groudon é um pokémon capaz de criar grandes terremotos, fazer com que vulcões entrem em erupção e o sol brilhar mais forte e nuvens desaparecerem do céu provocando estiagem. Kyogre é um pokémon capaz de provocar grandes maremotos e tempestades. Rayquaza controla a meteorologia e normaliza o tempo.
Reza a lenda de que numa época em que não existia nada na Terra, Groudon criou os continentes, enquanro Kyogre os oceanos. Por serem massas opostas, eles entram em uma grande batalha, quase destruindo tudo o que criaram. Rayquaza, um pokémon que vive voando velozmente pela camada de ozônio, desce dos céus e intervem na batalha para terminá-la. Ele bane Groudon e Kyogre para áreas profundas da região de Hoenn.
Para derrotá-los, Rayquaza cria os três Regis e derrota os dois, adormecendo-os. A partir de então, formou-se a Pangéia e os três Regis se juntaram formando Regigigas, dividiu o continente em vários.
Mt. Coronet é criado e ao seu redor a região de Sinnoh é criada.

Kanto

Kanto foi introduzida em Pokémon Red, Blue & Yellow e é a primeira região de todas na história de Pokémon. O jogador de Gold, Silver & Crystal também pode visitar Kanto, porém, ela está diferente das versões anteriores, já que os games da Segunda Geração se passam três anos depois dos da Primeira. Essa região reapareceu em Pokémon FireRed & LeafGreen, remakes de Red & Blue. A maior parte do poder da Equipe Rocket(ou Team Rocket, em inglês) está aqui. A região Kanto é a região principal dos jogos, uma vez que é a mais velha e mais conhecida.
No anime, a primeira e nona temporadas se passam aqui.

Sevii Islands

As Sevii Islands só aparecem em Pokémon Fire Red & Leaf Green e em um episódio de Pokémon Chronicles. Elas são chamadas de Sevii porque ermitões e sábios da Seven Island acreditam que as sete principais ilhas foram feitas em sete dias.
Há, de fato, mais de trinta ilhas que compõem esse conjunto, mas não podem ser acessadas. Duas delas, Navel Rock e Birth Island podem ser acessadas através de dois tickets de eventos da Nintendo. Essa duas ilhas também podem ser acessadas em Pokémon Emerald.
A influência da Equipe Rocket é mínima aqui, embora eles tenham uma base na Five Island

Battle Frontier

A Battle Frontier, introduzida em Pokémon Emerald, é uma ilha localizada em Hoenn que é composta de sete construções de batalha: Battle Tower, Battle Factory, Battle Arena, Battle Dome, Battle Palace, Battle Pike e Battle Pyramid. Cada construção é chefiada por um Frontier Brain, que, ao ser derrotado, entrega ao jogador, um Símbolo, ou prateado ou dourado.
No Anime, a Battle Frontier não fica em Hoenn, mas sim em Kanto, onde as construções estão espalhadas pelo continente, onde, na 9ª Temporada, Ash Ketchum tenta conseguir todos os Gold Symbols.
E agora com o Pokemon Platinum a Battle Frontier voltou (mas com 5 cérebros) localizado no antigo Battle Park de Sinnoh. Tanbem existe uma Battle Frontier nos remakes de gold e silver, que sao os pokemon heart gold e pokemon soul silver, mas essa Battle Frontier é a mesma da regiao de Sinnoh, a mesma dos jogos diamond, pearl e platinum.

Stadium Island

Stadium Island é a região em que ocorre Pokémon Stadium e Pokémon Stadium 2. É muito diferente das outras regiões, já que na verdade, é o menu do jogo.
Por causa disso, a Stadium Island não está presente no anime.

Orre

Orre é o continente onde ocorrem as histórias de Pokémon Colosseum e Pokémon XD. É um continente devastado, devido ao desmatamento e extermínio de Pokémon na região. A maior organização criminosa é a Cipher, com uma organização menor, chamada Team Snagem, que se opõe aos Cipher, embora essas duas organizações já trabalharam juntas.
Orre não aparece no anime.

Pokétopia

Pokétopia é a região onde se passa Pokémon Battle Revolution. É repleta de Colosseums e vários lugares bonitos para se visitar. Também a boatos que em Pokémon Fire Red,e somente em Pokémon Fire Red.Existe um truque, para ir há um lugar secreto, chamado Pokétopia,mas não vá agora jogar o seu pois isto é só um boato, não tem nada provado.

Fiore

A região de Fiore é onde se passa a história de Pokémon Ranger. E relativamente muito distante das outras regiões do mundo. É uma ilha pequena e com um terreno montanhoso. Há quatro cidades conhecidas, relativas às estações do ano: Ringtown(Primavera), Summer Land(Verão), Fall City(Outono), Wintown(Inverno). Fiore não tem Pokémon nativos, mas muitos de outras regiões.
Fiore não aparece no anime, porém, a Guarda Pokémon Solana, a protagonista feminina de Pokémon Ranger, aparece em dois episódios em Battle Frontier.

Almia

Almia (アルミア地方, Arumia-chihō), é a região onde ocorre Pokémon Ranger: Shadows of Almia.

Oblivia

Oblivia é a nova região em que passa o jogo Pokémon Ranger: Tracks of Light, ela é uma pequena ilha que possui muitas ruinas.

Região Trozei

A Região Trozei é o lugar onde ocorrem as aventuras da espiã de Pokémon Trozei!. Nem mesmo com o lançamento do jogo sabe-se muito desta região.

Mundo Pokémon

O Mundo Pokémon ou Região Pokémon é o mundo onde se passa a história de Pokémon Mystery Dungeon. Só há Pokémon aqui, há humanos transformados em pokemons que sao os herois dos jogos pokemon mystery dungeon. É enorme se comparado com todas as outras regiões. Como não há humanos, não há organizações criminosas, porém, há uma Equipe de Resgate chamada Team Meanies, que atormenta todas as outras Equipes para poder se dar bem.
O Mundo Pokémon não aparece no anime, mas há um episódio especial da série com o Team Go-Getters(formado por Chikorita, Charmander e o humano transformado em Pokémon Squirtle) resgatando um Pichu e um Pikachu de um Skarmory.

As Ilhas Laranja

As Ilhas Laranja é formada por um arquipélago com várias ilhas que só aparece no anime e numa edição especial do mangá de Pokémon. A segunda Temporada se passa aqui, e nela, Ash é mandado pelo Professor Carvalho para pegar da professora Iv uma Pokébola especial: A Pokébola GS e entregar ao professor Carvalho examinar. Só que Ash chega lá e resolve participar da Liga das Ilhas Laranja